23 de fevereiro de 2010

Momento: Curiosidades do Mundo Tech !

Bola que muda de cor quando é gol

20100223115304 Olha só a novidade interessante que encontrei fuçando nessa bagaça toda chamada web. Uma empresa de tecnologia, a Agent,  desenvolveu uma bola que muda suas cores quando o jogador faz um gol, quando a pelota ultrapassa as quatro linhas do campo, ou até mesmo quando há impedimento de algum atleta. Óóóóhh !!

Isso tudo é possível graças a uma CPU pequena instalada dentro da bola. A comunicação das ações é feita por sensores, GPS e conexão wireless. Mas, para a novidade funcionar, o estádio precisará sofrer algumas mudanças, como a criação de uma central de controle.
Outra curiosidade é o fato de a redonda não murchar nunca, pois ela não precisa de ar. Os criadores, no entanto, garantem que a flexibilidade do material é idêntica ao das bolas tradicionais.

 Minha humilde opinião?

A FIFA até hoje nao permite nem o replay instantâneo para saber se uma falta foi dentro ou fora da área, se foi impedimento ou nao, se foi gol ou nao. Nem sequer aprova a idéia de se colocar mais juízes em campo, e nao aprova qualquer outro tipo de tecnologia que se propõe a ajudar.

Agora imagine você uma bola dessas num jogo de futebol ! Acho que nem eu gostei muito da idéia, apesar de achar a criatividade dessa empresa muito legal.

Uma vez eu assisti uma matéria sobre a tecnologia no futebol e até gostei quando o secretário geral da Associação de Futebol do País de Gales, David Collins, disse: "Nós acreditamos que o futebol é um esporte jogado por seres humanos, é um jogo com uma face humana e há um sentimento que isto (a tecnologia) poderia atrapalhar o andamento do jogo."

Concordei com ele, mas é claro que esse assunto é bagacera e porrada total. Todo mundo tem uma opinião. Uns estão realmente certos outros errados independentemente do lado em que estejam. Mas a tecnologia está aí, e querendo invadir até o mundo do futebol que ainda é tão conservador.

Mas cá entre nós, uma bola que muda de cor é meio tech demais pra um simples fato de saber se foi gol ou nao. A idéia do microship desenvolvida pela Adidas e pela companhia alemã Cairos é bem mais aceitável e menos espalhafatosa nao acham?

Confira aí um vídeo com detalhes dessa bola futurística !!

7 comentários:

Lex disse...

Ahhhhhh como é que as pessoas vão xingar a mãe do juiz com essa bola aí?

Vão falar o que?/ Bill Gates fdp???

hauhauhuhahua

Lex disse...

Ah, e pra algo tecnológicowtffodapracaraio: http://case-rta.blogspot.com/2010/02/mexican-standoff-sobreaudio.html

Bianca Briones disse...

Não ligo para futebol então só direi que gostei da bola ficar verde se eu ligasse mesmo seria palmeirense!!! =P

Thata Souza disse...

Eu vi isso acho q na Discovery achei muito interessante!
Mas acho q nao eh muito confiavel... e se chover ou os chutes danificarem os sensores?

Eu prefiro o juiz... Tanto qndo ele defende meu time rs e qnd eu posso chinga-lo e me desestressar qnd acho q ele fez caca ...

Gostei do blog
Bjinhos

Thata Souza
http://coisasdathun.blogspot.com/

Anônimo disse...

FUTIBA DE ALTA TECNOLOGIA É MUITO FODA, ESPORTE BRETÃO ELETRÔNICO É O QUE HÁ PARA O FUTURO!

Blog Love In Red disse...

shuasuahsuah mto bom seu blog

to te seguindo..
parabéns pelo trabalho excelente :)

Lex disse...

Hey! esqueceu do blog é???

abraço!

Postar um comentário