19 de fevereiro de 2010

Relacionamento x internet

Uma reflexão sobre nosso comportamento influenciado pela internet


Televisão, rádio, celular e internet são alguns dos principais avanços tecnológicos ao logo dos anos. E com certeza pelo menos 3 deles fazem parte da vida da maioria das pessoas hoje em dia. Isso em todas as classes sociais.

E a cada dia, a tecnologia vai avançando e avançando cada vez mais a tal ponto de tomar parte das nossas vidas de uma maneira absurdamente impactante.

Eu por exemplo, nao consigo imaginar-me sem a internet. Porém vivi a maior parte da minha vida sem ela, e se for analisar, a maior parte do meu dia também é sem ela por incrível que pareça! Mas já tomou parte da minha rotina de uma maneira que, ao mesmo tempo que soa normal, também me torna claramente em um “viciado compulsivo”.

Mas claro, com certeza nao estou só nessa parada! Nao é só meu cérebro que é consumido por essa necessidade diária de sentar o traseiro na frente do PC e entrar em um mundo paralelo onde em instantes, você viaja para os mais diversos lugares que pode imaginar. Basta em segundos, abrir dois sites de relacionamentos, pra ver no twitter por exemplo, milhares de pessoas tagarelando sem parar os mais diversos tipos de assuntos, e no orkut toneladas de fotos que são postadas a todo momento.

O interessante é observar o quanto ás pessoas são cada vez mais capazes de passar horas na internet conversando no msn, orkut, twitter e outros, do que realmente tendo um relacionamento “verdadeiro”.

Calma! Nao estou aqui dizendo que nossas conversas nessas redes de relacionamentos são falsas ou coisa do tipo. Mas é curioso observar algumas coisas. Vou colocar algumas situações em que ao certo alguma delas você pode se enquadrar:

  •  Somos capazes de passar horas e horas conversando com alguém, lá do outro lado do mundo ou no mínimo, bem distante de nós, e, no entanto, somos incapazes o suficiente para cumprimentar nosso vizinho
  • Somos capazes de enviar beijos e abraços e até fotos para pessoas que nunca vimos, e não somos mais capazes de dar um beijo em nosso pai, mãe, irmão, filho antes de deitar-se.
  • Somos capazes de resolver os problemas dos outros, com acesso rápido a Internet, em questão de segundos, porém, não resolvemos nossos problemas familiares, que muitas vezes dependem só de uma das parte ceder, pedir desculpas, manifestar a humildade
  • Somos capazes de entrar virtualmente em comunidades contra a fome, a miséria, e outros tipos de problemas mundiais, mas nao fazemos nada para resolvermos os problemas que estão acontecendo na nossa cidade, nosso bairro e até mesmo dentro das nossas casas.

A internet sem dúvidas nos traz muitos benefícios, mas é preciso que nos cuidemos, para que não tornemos nossas relações interpessoais apenas à distância.

A maioria das coisas que fazem bem à nossa vida, quando usadas sem responsabilidade, podem causar mal na mesma proporção ou em proporções maiores.

Nao me incluo fora dessa! Muitas vezes me atrapalho na “vida real” por exagerar na vivência virtual. E escrevi isso hoje justamente para me servir de alerta e também transmitir isso paras as pessoas.

Nunca deixe de acreditar que o contato pessoal é a melhor maneira de relação entre as pessoas. Sorriso, choro, emoção, felicidade, alegria, e muitos outros sentimentos quando vividos a dois no mínimo, são bem mais intensamente vividos do que quando reduzimos nossos contatos a uma mera tela de computador. Um bom dia, boa tarde, boa noite, tudo bem, como vai, pessoalmente, jamais serão substituídos pelo simples contato com as teclas de um microcomputador.

10 comentários:

Fernando lana disse...

Curti esse post principalmente a crítica que vc fez com a comparação das atitudes virtuais com as atitudes reais, e isso em fez levantar uma questão, quais das atitudes são falsas a Real ou a Virtual? ou é apenas questão de comodismo?

Bianca Briones disse...

Para mim essa divisão é tenue e complicada.
Eu levo os dois mundos com a mesma realidade e intensidade, como você bem sabe.
Eu cumprimento meus vizinhos, beijo meus filhos antes de dormir, quando morava com meus pais os beijava também, passo maior parte do meu tempo resolvendo pendências de relacionamento da minha família, cedo, peço desculpas e quanto aos problemas do mundo... bom... aí é um caso a parte, parei de dar aulas porque meus alunos não tinham material escolar e eu gastava todo o meu salário comprando para eles. Meu coração é o mais mole desse mundo.
Ambos os mundos tem seus prós e contras.
É claro que o mundo real é muito mais intenso, devemos aproveita-lo e não o esquecer fugindo "pra cá".
O problema é que sou completamente emotiva. Levo tudo ao extremo, então sou inteira aqui e lá. Sou verdadeira aqui e lá. Nem sempre isso me faz bem.
Na verdade acredito que há o meio termo. Não podemos esquecer nunca tudo o que temos no mundo real. Todo o contato e calor humano. Mas também podemos trazer coisas boas do mundo virtual para perto de nós.
É claro que isso é privilégio de algumas pessoas que "esbarramos" por aqui, né? ^^

peretgabriella disse...

Gosteei *-*
eo ainda aprendo a escreve assim õ/
uashuashaushauh !(:

Lex disse...

Cara, sempre que eu entro numa conversa sobre esse assunto, eu remeto pra uma postagem que eu fiz em 2006 sobre isso...

http://eleporlex.blogspot.com/2006/10/guisa-de-explicao.html#links

A internet é um lugar perigoso, e esses relacionamentos virtuais também são. Para algumas pessoas, é simplesmente muito fácil mentir...

Cabral disse...

é divide várias opnioes! tem muita gente q viaja nesse assunto!

iMarty Turbo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Alvez disse...

Vc tem razão, sabe
É muito curioso observar, como nós que~ñ nascemos nesse mundo da internet, quando a conhecemos, repentinamente nos tornamos dependente da tal...
E em relação aos relacionamentos eu tbm concordo...na internet é tudo mais fácil, vc pode fazer o que quiser....e só manda-se tantos beijos e abraços, pq são palavras, e apenas palavras....em muitos casos, sem significado.

viver atraves de atos escritos é mais fácil, parece
x_x

http://baudopascacio.blogspot.com/

iMarty Turbo disse...

as pessoas hj em dia se preocupam mais com sua colheita feliz do q com os problemas da cidade

Fany disse...

e complicado falar sobre isso que na verdade jah virou uma polemica seria!

Andrade Júnior disse...

éh verdade a internet nos viciaa, também não consigo me imaginar sem a internet, sem celular, sem TV... o mundo tecnológico inexplicavelmente nos domina em questão vicio rsrsrsrsrs... post bem interessante parabéns

visitem: http://deborestt.blogspot.com/

Postar um comentário